Secretário nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP) afirma que o partido espera que Nicolás Maduro "siga o exemplo de Lula" e amplie o diálogo com setores políticos diversos na Venezuela.
Em nota, o PT cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a contestada vitória do ditador, "dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela".
"O PT espera que com o novo mandato ele siga o exemplo de Lula, converse com os setores de oposição, ainda que seja necessário reconhecer a existência de uma extrema direita [na Venezuela]. Que ele invista na indústria, na ciência, dialogue com todos. Ele precisa unificar o país", afirma Tatto.
"No que puder ajudar, vamos ajudar, respeitando a independência e a soberania da Venezuela", completa.
O governo Lula (PT), que tem laços históricos com o chavismo, defendeu que o CNE divulgue as informações das mesas de votação. Em uma nota, o Itamaraty não parabenizou Maduro e pediu a publicação de "dados desagregados por mesa de votação".
Nas últimas horas, protestos contra a vitória do ditador Nicolás Maduro foram registrados no país.
Segundo a ONG Foro Penal, os protestos nesta segunda-feira (29) deixaram ao menos seis pessoas mortas e 132 detidas.