O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Cláudio Lottenberg, viajará a Israel para participar da cerimônia de inauguração da nova embaixada do Paraguai em Jerusalém, nesta quarta-feira (11). Ele irá a convite do presidente Santiago Peña.
A transferência de missões diplomáticas para Jerusalém é uma forma de governos alinhados a Israel de reforçarem seu apoio ao Estado judeu.
O Paraguai será o sexto país a tomar essa decisão. Anteriormente, EUA e Guatemala já fizeram a transferência, entre outros. O argentino Javier Milei já anunciou que pretende fazer o mesmo.
No Brasil, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a prometer a mudança, mas acabou não a efetivando, após reação de países árabes, uma vez que Jerusalém também é reivindicada como capital de um futuro Estado palestino.
A cerimônia de inauguração da embaixada paraguaia terá a presença de familiares das vítimas do ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Para Lottenberg, a decisão do Paraguai mostra ao mundo que reconhecer Jerusalém como capital de Israel não é apenas um ato político, mas um compromisso com a história e os valores compartilhados entre nações amigas.