A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo convocou uma reunião extraordinária do CMTT (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte) nesta quinta-feira (26) para tratar da tarifa de ônibus.
Pessoas que acompanham o tema dizem que a gestão Ricardo Nunes (MDB) poderá anunciar no encontro um reajuste no preço das passagens —o valor de R$ 4,40 está em vigor desde janeiro de 2020.
No último dia 14, Nunes afirmou que, se houver aumento na tarifa do ônibus municipal em 2025, o novo valor ainda deve ficar abaixo da inflação. Ele repetiu o discurso de que a que sua intenção é manter o preço atual, mas que é preciso equilibrar as contas do transporte com áreas como saúde e educação.
Segundo convite enviado para os conselheiros, a pauta da reunião é "avaliação dos elementos tarifários do Sistema de Transporte Público por Ônibus na Cidade de São Paulo - SPTrans". Procurada, a prefeitura não respondeu.
"O prefeito ao invés de ampliar a tarifa zero penaliza o povo que mais precisa do transporte coletivo. Triste decisão pós-eleição", diz o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que tem o tema da tarifa zero como bandeira.