O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), reuniram-se nesta terça-feira (7) para definir as iniciativas que farão parte do plano de candidatura das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Entre as novidades, estão a construção de 5 ginásios educacionais olímpicos em Niterói e 15 no Rio. Já a Vila Olímpica será na região portuária carioca, perto de instalações já existentes em Niterói, como a nova Concha Acústica e o Complexo Aída dos Santos.
As duas cidades vão entregar na próxima semana o documento com as diretrizes da candidatura ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro). No país, elas concorrem com a cidade de São Paulo, que também manifestou interesse em receber o evento.
O Brasil só poderá ter uma representante na disputa junto à organizadora Panam Sports, que será definida pelo COB em janeiro.
A escolha da cidade-sede do evento ocorre em agosto do ano que vem. A cidade de Assunção (Paraguai) definiu sua candidatura e irá disputar com o representante brasileiro.