Petistas querem manter o comando de duas secretarias que eles têm na Câmara dos Deputados no próximo biênio, quando a Casa deverá ser comandada por Hugo Motta (Republicanos-PB).
Hoje, a Secretaria de Comunicação, responsável por gerenciar os veículos de comunicação da Casa (como Agência Câmara e Rádio Câmara), as visitações institucionais e a divulgação jornalística da atividade legislativa, está sob o comando de Jilmar Tatto (PT-SP).
A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) está à frente da Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude. A pasta é responsável, entre outras coisas, por cooperar com entidades nacionais e internacionais dedicadas à políticas de interesse de crianças, jovens e adolescentes, além de realizar seminários com especialistas sobre políticas públicas voltadas à primeira infância.
Além dessas duas pastas, a Câmara também tem a secretaria da Transparência, a de Participação, Interação e Mídias Digitais, a de Relações Internacionais, a de Controle Interno e a da Mulher.
Pelo acerto do PT com Hugo, o partido indicará um representante a uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União) e deverá ocupar a 1ª Secretaria da Mesa Diretora.