Nomeado nesta segunda-feira (9) como secretário-executivo interino do Ministério de Direitos Humanos, Cilair Abreu trabalha com a ministra interina da pasta, Esther Dweck, desde que ela era secretária de Orçamento no governo Dilma Rousseff.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial. Abreu, atual secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão, substituirá Rita de Oliveira, que pediu exoneração após a demissão de Silvio Almeida como ministro dos Direitos Humanos em decorrência de acusações de assédio sexual publicadas pelo portal Metrópoles e confirmadas pela Folha. Uma das supostas vítimas seria a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial).
Como secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão, Abreu, que é economista e servidor de carreira, é responsável pela parte administrativa de 13 ministérios, incluindo o Ministério dos Direitos Humanos.
A ministra interina não pretende fazer outras alterações na equipe. Eventuais mudanças seriam deixadas para quem o presidente Lula (PT) nomear efetivamente para o cargo.