A nova direção da UFPR (Universidade Federal do Paraná) terá a médica especializada em cirurgia pediátrica e professora Camila Fachin para a cadeira de vice-reitora da instituição.
Ela é filha do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin e foi eleita em setembro na chapa encabeçada pelo professor Marcos Sunye, que toma posse na noite desta sexta-feira (13) como reitor. Já a posse da nova vice-reitora será somente em 8 de março de 2025.
A diferença de datas ocorre desde 2006, quando o então reitor Carlos Augusto Moreira Jr saiu do cargo para concorrer à Prefeitura de Curitiba. Na época, a vice Márcia Mendonça assumiu o cargo dele na universidade e desde então há uma lacuna entre os inícios dos mandatos de reitor e vice.
Sunye e Camila foram eleitos para um mandato de quatro anos. A chapa deles venceu com 62% dos votos na consulta pública à comunidade universitária, figurando em primeiro lugar na lista tríplice enviada ao presidente Lula, que confirmou os nomes em decreto publicado no último dia 4.