A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, divulgou nesta quarta-feira (26) um vídeo em que promove serviços de uma empresa de imigração que ajudaria brasileiros nos Estados Unidos em busca de asilo por medo de perseguição política.
"Se você não foi perseguido, como eu fui, mas tem medo de ser, pelas suas opiniões, por fazer parte de um grupo, o asilo é para você", diz ela, ao anunciar os serviços da empresa Newpath. "Se você é de direita, assim como eu, se identifica com essas pautas, o asilo também é para você", continua.
O vídeo é acompanhado por uma frase que diz que as informações fornecidas "são apenas para fins informativos e não se destinam a aconselhamento jurídico." "Você deve consultar um advogado licenciado para aconselhamento jurídico."
Em mensagem que acompanha o vídeo, ela afirma que quem está desanimado com a situação do país "como eu fiquei" e busca um futuro melhor num país seguro "onde pode dirigir e sair às ruas sem medo de bandidos armados" deveria pensar em imigrar legalmente para os Estados Unidos.
Em 2018, Cristiane chegou a ser indicada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) como ministra do Trabalho, mas sua posse foi barrada pela Justiça depois de ser revelado que ela tinha condenações por desrespeito à legislação trabalhista. Em junho do mesmo ano, ela foi alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de fraudar a concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho.
O Painel não conseguiu contato com a ex-deputada.