Painel: Entidade de PMs critica decisão de Nunes de mudar nome da GCM

há 1 mês 4

A associação Defenda SP, que reúne quase dois mil oficiais da ativa da Polícia Militar, da reserva e reformados, é contrária à ideia do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de mudar o nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal ou Polícia Metropolitana.

O prefeito anunciou esta mudança após o STF decidir, na quinta-feira (20), que as guardas municipais podem atuar em policiamento ostensivo e realizar prisão em flagrantes.

O assunto virou pauta no STF porque a Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo recorreu de uma decisão do Tribunal de Justiça que impedia a GCM de atuar com poder de polícia.

Em postagem nas redes sociais nesta segunda, a Defenda PM diz que Nunes "decidiu atropelar a Constituição e desrespeitar as instituições".

A associação afirma, ainda, que a "manobra política gera confusão entre a população".

A expectativa da gestão Nunes é realizar a troca do nome logo após o Carnaval. A proposta pela mudança já tramita na Câmara Municipal desde 2017, quando a vereadora Edir Sales (PSD) apresentou um projeto de emenda à Lei Orgânica.

O texto já foi aprovado em primeiro turno, resta ser votado em segundo turno e, depois, ir à sanção do prefeito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo