Painel: Efeito Glauber beneficia PSOL em momento de tensão interna

há 3 horas 1

A greve de fome do deputado Glauber Braga uniu o PSOL num momento de tensão crescente na legenda.

O partido, que completa 20 anos em 2025, vive disputa entre alas mais e menos alinhadas a Lula e iniciou a revisão de seu programa político, num processo que pode aprofundar a divisão interna.

O "efeito Glauber" deve pacificar a legenda, ao menos temporariamente.

A crise interna remonta ao congresso do PSOL em 2023, quando o grupo formado pelas alas Revolução Solidária (liderada por Guilherme Boulos) e Primavera Socialista derrotaram o MES, tida como uma corrente mais radical.

Paula Coradi, vinculada ao Primavera Socialista, foi eleita na ocasião com um projeto de aproximação do governo Lula.

O racha ficou escancarado em abril deste ano com a demissão do economista e assessor do partido no Congresso, David Deccache, que integra a ala MES e é crítico da agenda econômica do governo Lula.

Deputados ligados ao MES, Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP) votaram contra a demissão —assim como os independentes Chico Alencar e Luiza Erundina.

Já entre os que votaram a favor da demissão estavam Boulos, Célia Xakriabá (MG), Erika Hilton (SP), Ivan Valente (SP), Pastor Henrique Vieira, (RJ), Luciene Cavalcante (SP), Talíria Petrone (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo