O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) apresentou pedido de crédito suplementar ao Orçamento para reforçar ações de combate a incêndios no Amazonas.
O estado vive uma crise provocada por focos de fogo na floresta, que têm tornado o ar da capital, Manaus, e outras cidades, quase irrespirável em diversos dias.
O pedido, no valor de R$ 26,55 milhões, é destinado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), que coordena as ações para debelar o incêndio na região. O recurso seria utilizado para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e contratação de brigadistas para o combate às queimadas.
"A Amazônia enfrenta ameaças constantes de desmatamento ilegal e queimadas, que têm impactos diretos na biodiversidade, no clima e na saúde pública. Suplementar o Orçamento do Ibama é fundamental para a fiscalização, o combate e a prevenção dessas atividades ilegais e o efetivo combate às queimadas", diz Mandel na justificativa para o pedido de crédito. Ele é candidato a prefeito de Manaus na eleição de outubro.