O sistema Cofecon/Corecons, que reúne os conselhos federal e regional de economistas, escolheu, em votação secreta, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como destaque econômico de 2024.
A premiação reconhece os "relevantes serviços prestados pela instituição utilizando o instrumental disponibilizado pela ciência econômica", segundo o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa.
A votação ocorreu em quatro fases. A primeira delas foi uma consulta prévia aos conselheiros federais efetivos e aos conselhos regionais de economia. Em votação secreta, os conselheiros do Cofecon escolheram dez nomes. Os plenários dos conselhos regionais, então, formaram lista tríplice.
Em sessão ordinária realizada em 29 e 30 de novembro, o Cofecon escolheu, dentre as três indicações, o BNDES, na modalidade desempenho técnico.
No ano passado, a ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita a Mulher Economista pelo sistema Cofecon/Corecons. Ela foi ministra nos dois primeiros governos do presidente Lula. Nos anos em que esteve à frente do Planalto, de 2011 a 2016, o PIB (Produto Interno Bruto) retraiu em dois anos consecutivos: 3,6% em 2015 e 3,3% no ano seguinte.