O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), terá o advogado Jean Pierre Geremias de Jesus Neto como novo secretário de Educação na cidade. Ele é braço direito de Renato Feder, atual secretário estadual de São Paulo, na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A dupla já atuou junto no governo do Paraná e também no governo paulista.
Entre 2019 e 2022, quando Feder foi secretário de Educação no governo Ratinho Junior (PSD), Neto assumiu postos de chefia na mesma pasta. Ele atuou como assessor jurídico da secretaria e depois foi superintendente da Paranaeducação entre junho de 2021 até o final da gestão Feder.
No início de 2023, quando Feder aceitou o convite de Tarcísio de Freitas, Neto também ganhou um cargo no governo paulista, tornando-se presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
No período em que os dois atuaram no Paraná, a secretaria formulou o projeto-piloto que prevê a terceirização da área administrativa das escolas estaduais, modelo que a gestão Ratinho Junior tenta ampliar para mais colégios a partir de 2025 e o que o governo paulista também ensaia incorporar.
Em Curitiba, durante a campanha eleitoral, Pimentel não incluiu a possibilidade de adotar a ideia também na rede municipal, mas há quem veja a indicação de Neto como um sinal de mudança de planos.
Nesta sexta-feira (13), o Painel procurou a assessoria do prefeito eleito para comentar o assunto, mas não houve resposta.
Ao ser anunciado, Neto foi apresentado como especialista em Direito Tributário e Ambiental, com mestrado em Gestão de Projetos pela Escola de Negócios de Barcelona. As passagens pelos governos do Paraná e de São Paulo também foram citadas.