Opinião - Plástico: Casarão de Le Corbusier em Paris terá mostra de mestres da arte brasileira

há 5 horas 1

Os laços são fortes. Desde que pôs os pés no Brasil, o arquiteto Le Corbusier nunca mais se esqueceu do país tropical, muito menos das belas mulheres que encontrou pelo caminho, nem dos amigos com quem construiu um dos primeiros marcos do chamado estilo internacional no planeta, o recém-restaurado Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro de uma época que anteviu a bossa nova.

Em Paris, onde ele vivia e capitaneava uma arquitetura que dizia ser a manifestação do "esprit nouveau", ou novo espírito, grandes nomes da arte brasileira também passaram temporadas decisivas na construção de seu pensamento plástico, entre eles Cícero Dias, Lygia Clark e Sergio Camargo, além de Tunga, que fez do francês sua língua franca.

Agora um reencontro está marcado. Em maio, a Maison La Roche, construção da década de 1920 na capital francesa exemplar da fase mais purista do modernismo, recebe uma edição especial da mostra "Aberto", projeto que surgiu em São Paulo levando obras-primas a casas que são, elas também, verdadeiras joias da arquitetura modernista, desenhadas por nomes canônicos como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Ruy Ohtake e Chu Ming Silveira.

Liderado pelo consultor de arte Filipe Assis, a designer Claudia Moreira Salles e a curadora e crítica de arte Kiki Mazzucchelli, também atual diretora artística da galeria Luisa Strina, o projeto agora caminha para se tornar uma plataforma de difusão e venda de obras de arte de alto calibre, peças vindas das melhores coleções particulares do país.

O endereço da próxima etapa em Paris, patrimônio histórico mundial pela pelas Nações Unidas, foi construído pelo controverso modernista, que já tentou arrasar Paris, o Rio de Janeiro e Buenos Aires para debaixo de enormes vias expressas e casas que chamava de máquinas de habitar, para o banqueiro suíço Raoul La Roche e sua vasta coleção de arte no coração parisiense. É um passo ambicioso para o projeto, que já tem mais uma metrópole europeia na mira para 2027 —Milão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo