Opinião - Ana Fontes: W20 Brasil pede compromisso do G20 com a equidade de gênero

há 3 meses 3

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o Rio de Janeiro foi palco do Summit Internacional W20 Brasil. Este evento teve como principal objetivo entregar à presidência do G20, exercida pelo Brasil, o Communiqué, um documento que compilou as recomendações sobre equidade de gênero e empoderamento econômico das mulheres, elaboradas pelas delegadas das 20 maiores economias do mundo.

Ao assumir a presidência do G20, em 2024, o Brasil teve a responsabilidade de liderar as discussões e recomendações do W20, um grupo de engajamento focado na promoção da equidade de gênero e no empoderamento econômico das mulheres.

Neste ano, o W20 trabalhou em cinco eixos fundamentais: empreendedorismo, economia do cuidado, STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), justiça climática e combate à violência de gênero, sempre considerando a interseccionalidade de raça e etnia de forma transversal.

O primeiro dia do evento foi reservado para trabalharmos na aprovação da versão final do Communiqué. Tivemos um intenso debate que levou quase todo dia para fecharmos os últimos pontos, mas conseguimos. Liderar a elaboração das recomendações para o G20 foi um desafio repleto de trocas, debates e ajustes necessários para alinharmos as visões de 20 delegações em uma proposta única e coesa. Ficamos muito satisfeitas com o resultado expresso no Communiqué, especialmente por incorporar a interseccionalidade de etnia e raça.

Todas

Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

No dia seguinte, 1º de outubro, a programação foi ampliada para incluir lideranças de diversos setores, incluindo autoridades governamentais, organizações internacionais como ONU Mulheres, OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), além de representantes da iniciativa privada. Neste dia, além de painéis e palestras, ocorreu a cerimônia de entrega do Communiqué à presidência do G20. Foi um prazer poder entregá-lo ao embaixador e Sous Sherpa do G20 Brasil, Felipe Hees, à ministra das Mulheres em exercício, Maria Helena Guarezzi, e à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O último dia do Summit, 2 de outubro, foi marcado por um balanço das conquistas desde 2014, revisando as métricas disponíveis e os impactos das recomendações do W20 ao longo da última década. Desde 2017 sou head da delegação e neste ano assumi a presidência do W20 junto com minhas parceiras de delegação com quem trabalhei arduamente para este momento. O caminho foi longo, mas saímos destes três dias fortalecidas, com o coração quentinho e focadas na missão de construir um mundo mais justo e mais inclusivo para todas as mulheres.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo