Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:
Maratonar
Um guia com dicas de filmes e séries para assistir no streaming
"Babygirl", de Halina Reijn, acaba de chegar aos cinemas brasileiros, trazendo consigo mais uma atuação impressionante de Nicole Kidman. Há 30 anos, de novo e de novo, a atriz australiana é descrita como uma revelação, sempre surpreendendo o espectador, a crítica e a indústria com escolhas ousadas, eternamente poderosa e subestimada ao mesmo tempo.
Mas a verdadeira revelação de "Babygirl", a novidade que vinha borbulhando até atingir agora o ponto de fervura, é Harris Dickinson. Esguio e misterioso, o ator inglês de 28 anos está na cena há quase uma década, desde "Beach Rats" (2017), de Elisa Hittman ("Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre"), aparecendo aqui e ali em pequenos papéis, até se destacar em "Triângulo da Tristeza" (2022).
Indico abaixo onde assistir a mais filmes e séries com Dickinson, o novo "baby boy" do cinema internacional.
"Trust" (2018)
Disney+, dez episódios.
Versão de Simon Beaufoy e dirigida por Danny Boyle da história do sequestro de John Paul Getty 3º, o neto do magnata John Paul Getty, em 1973. É a mesma história contada no filme de Ridley Scott "Todo o Dinheiro do Mundo", também de 2018, mas aqui Beaufoy especula que Getty 3º (Dickinson) pode ter armado o próprio sequestro para arrancar dinheiro do avô (Donald Sutherland), que ao receber o pedido de resgate afirmou que não pagaria nem um mísero centavo.
"Malévola 2: Dona do Mal" (2019)
"Maleficent: Mistress of Evil". Disney+, 120 min.
Há cinco anos reinando os Moors com graça e gentileza, a princesa Aurora (Elle Fanning) aceita o pedido de casamento do príncipe Philip (Dickinson com uma peruca horrível), apesar da péssima opinião que a família dele tem de sua madrinha, Malévola (Angelina Jolie).
"Triângulo da Tristeza" (2022)
"Triangle of Sadness". Disponível para aluguel em Amazon, ClaroVideo, iTunes e YouTube. 147 min.
Os modelos Carl (Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean) são convidados a uma viagem num superiate em troca de promover o cruzeiro em suas redes sociais. Quando um desastre atinge a embarcação, a ordem social vai para as cucuias. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, é o filme que pôs Dickinson no mapa.
"Assassinato no Fim do Mundo" (2023)
"A Murder at the End of the World". Disney+, sete episódios.
Um bilionário excêntrico (Clive Owen) reúne personalidades de diferentes áreas em seu bunker para um encontro de mentes, até que mortes começam a acontecer. Felizmente, uma das convidadas é Darby Hart (Emma Corrin), hacker e detetive amadora, cujo livro sobre como ela e seu ex-namorado (Dickinson) pegaram um serial killer é sucesso de vendas.
"A Garra de Ferro" (2023)
"The Iron Claw". Telecine, 132 min.
Escrevi sobre este filme outro dia, mas repito aqui porque Dickinson está muito bem nele. O drama mais recente de Sean Durkin retrata as seguidas tragédias que atingem a família de lutadores Von Erich, tão trágicas na vida real que Durkin, diretor e roteirista, só incluiu algumas. Sonhando em fazer com que seus filhos atinjam o sucesso que lhe foi negado, o patriarca Fritz (Holt McCallany) pega pesado com todos os seus garotos. Zac Efron é Kevin, o mais velho, protetor dos irmãos, que encaram destinos cruéis. Dickinson, por sua vez, é David, o terceiro Von Erich, charmoso e talentoso, mas não imune à pressão do pai.
O QUE ESTÁ CHEGANDO
As novidades nas principais plataformas de streaming
"Terra Indomável"
"American Primeval". Netflix, seis episódios.
Minissérie do diretor Peter Berg retrata o conflito sangrento entre o Exército dos EUA, membros da Igreja dos Santos dos Últimos Dias e tribos indígenas shoshone, paiute e ute no território do Utah, em 1857. Com Taylor Kitsch, Betty Gilpin, Dane DeHaan.
"On Call"
Prime Video, oito episódios.
Mais uma série do megaprodutor Dick Wolf ("Law & Order"), "On Call" acompanha uma dupla de policiais em patrulha por Long Beach, na Califórnia: a veterana Traci Harmon (Troian Bellisario) e o novato Alex Diaz (Brandon Larracuente).
Max, 15 episódios, estreias às quintas, às 23h.
Escrevi sobre a série na Ilustrada nesta semana. Em resumo, a temporada segue, hora a hora, um plantão do chefe do pronto-socorro de um hospital em Pittsburgh, dr. Robby (Noah Wyle). É uma sucessora digna de "Plantão Médico", mas não é derivada dela.
"Asura"
Netflix, sete episódios.
Adaptação do diretor Hirokazu Kore-eda de uma novela clássica da televisão japonesa, conta o que acontece quando quatro irmãs, em 1979, descobrem um relacionamento extraconjugal de seu pai idoso.
"Machos Alfa"
Netflix, terceira temporada, dez episódios.
Chega a terceira temporada desta comédia espanhola sobre quatro amigos quarentões tentando navegar um mundo em que seu privilégio é testado.
VEJA ANTES QUE SEJA TARDE
Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming
"How To Get Away With Murder"
Na Netflix até 31.jan, seis temporadas, 90 episódios.
Pode ser um bom projeto de férias assistir às seis temporadas da série estrelada por Viola Davis antes de elas deixarem a Netflix, no fim do mês. Davis é Annalise Keating, advogada e professora de direito que, ao lado de seus alunos, se envolve em um caso de assassinato.