Muitos motoristas têm essa dúvida sobre em qual estabelecimento o serviço vai ser melhor executado, mas um fator é que define isso
Por
Boris Feldman
Publicado em 09/08/2024 às 07h02
Onde se recomenda trocar o óleo do motor? No posto? Na troca de óleo? Na oficina? Na concessionária?
VEJA TAMBÉM:
- Óleo baixando: fuja do lero-lero
- Óleo de motor: como escolher? O que é SAE e API?
- Correia dentada banhada a óleo é problema só para quem não cuida
A resposta é: ele deve ser trocado no local em que estiver disponível o mesmo óleo da mesma marca recomendada pela fábrica. Esse produto nem sempre está à venda, por exemplo, em um posto.
Mas, aí você pergunta: “e se as características básicas de viscosidade e aditivação forem as mesmas como regra geral?” Sim, nessas condições o óleo pode ser utilizado. Mas existem vários motores que exigem a marca recomendada, como, por exemplo, os motores que funcionam com correia dentada banhada a óleo.
Esse óleo é o do carter, que foi projetado para não danificar a correia dentada. Sendo assim, a utilização de outra marca muitas vezes explica por que aquela correia dentada não trouxe mais de 200 mil km previstos pelo fabricante do automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.