Após confirmar o lançamento do novo Audi A3 sedã e de sua versão esportiva RS3, a Audi do Brasil agora confirma a chegada do novo Audi A5 ao mercado brasileiro ainda em 2025. Parte de uma reestruturação de nomes que já foi abandonada, o novo modelo passa a ter número impar. O plano da Audi era ter carros a combustão com números ímpares, enquanto os elétricos seriam pares, mas a estratégia já foi abandonada e só o sedã, que era o A4, foi mantido.
Produzido na fábrica da marca em Neckarsulm, na Alemanha, o novo Audi A5 cresceu em comprimento e largura. No total, conta com 4.757 mm de comprimento,1.847 mm (2.029 mm com retrovisores) de largura e entre eixos de 2.822 mm. Para o Brasil, foi confirmado apenas que o sedã de nova geração terá a tração integral quatro e motor de 272 cv
Na versão sedã, única confirmada para chegar ao país, a silhueta ficou ligeiramente diferente da anterior, especialmente na área da coluna B em diante. Mais redondo, mais curvado e com menos tampa do porta-malas, que abre junto ao vidro traseiro, como num notchback.

Foto de: Audi
Design mais esportivo
Os faróis dianteiros foram redesenhados e estão mais afilados, com recortes mais suaves na porção externa em direção à caixa de rodas e aos para-lamas. Na versão topo de linha, eles são do tipo OLEDs digitais.
A tradicional grade singleframe também teve alterações sutis em suas proporções, ficando mais alta e estreita, com o miolo em padrão colmeia tridimensional. As maçanetas, por sua vez, são niveladas com as superfícies das portas. Já na traseira, o novo padrão da marca alemã conta com faixa de luz que liga as lanternas. Em outros mercados, o A5 está disponível com rodas de 17" a 20".

Foto de: Audi

Foto de: Audi
Três telas e nova base
Na cabine, o novo A5 conta com painel digital de tela curva OLED de 11,9'' para o painel de instrumentos e 14,5'' para a multimídia e uma tela opcional de 10,9'' para o passageiro vindo do Q6 e-tron. Pela primeira vez, há ajuste elétrico do volante, um grande teto de vidro com escurecimento elétrico ao toque de um botão e um sistema de som Bang Olufsen 3D com alto-falantes nos apoios de cabeça do motorista e do passageiro da frente. Os itens, entretanto, são opcionais, e ainda não se sabe se a marca irá configurar o carro na versão brasileira com eles.

Foto de: Audi
O A5 também será responsável por estrear a nova Plataforma Premium a Combustão (PPC), focada em veículos sem eletrificação. Na arquitetura eletrônica, o sedã conta com a E3 1.2, cujo elemento central é composto por cinco computadores de alto desempenho, que abrangem todas as funções do veículo - desde os sistemas de de condução e assistência até a multimídia e as funções de conforto, passando pelos sistemas de segurança e rede de back-end.
Ainda sem confirmação oficial de preços ou versões, a Audi apenas afirma que o modelo será comercializado em toda a rede de mais de 40 concessionárias autorizadas da fabricante no território nacional.