- A Nissan revelou a sexta geração do Micra, agora um modelo totalmente elétrico.
- Ele utiliza a plataforma AmpR Small, a mesma do Renault 5, e provavelmente terá especificações similares.
- O Micra EV será acompanhado pelo Juke EV, previsto para 2026.
A Nissan divulgou a primeira imagem do novo Micra, vendido em muitos mercados como Nissan March, que passa a ser um veículo 100% elétrico em sua sexta geração. Ele será lançado na Europa ainda este ano, onde dividirá espaço com o Juke EV, oferecendo aos consumidores a escolha entre um hatchback ou um crossover elétrico.
Sob a carroceria, o novo Micra compartilha a plataforma CMF-B EV (também chamada de AmpR Small) com o Renault 5 E-Tech, e os dois modelos devem ter especificações quase idênticas. Desenvolvido no estúdio de design da Nissan no Reino Unido para atrair o público europeu, o modelo “promete uma combinação envolvente de estilo arrojado e simplicidade em um pacote compacto – atualizado para a era elétrica”.
As especificações ainda não foram reveladas, mas é provável que o Micra EV tenha as mesmas opções de motor e bateria do Renault 5 E-Tech. Isso significa que a versão de entrada pode contar com um motor de 94 cv alimentado por uma bateria de 40 kWh, oferecendo uma autonomia de 300 km no ciclo WLTP.

Foto de: Nissan
O Renault 5 também pode ser configurado com um motor mais potente de 122 cv, mantendo a mesma autonomia. Já a versão topo de linha conta com um motor de 150 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e possui uma bateria de 52 kWh, que estende a autonomia para 400 km no ciclo WLTP.
A Nissan pode até lançar uma versão esportiva Nismo do novo Micra, aproveitando o conjunto mais potente do Alpine A290, a variante mais dinâmica do Renault 5. Essa configuração entrega até 218 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e é considerada uma das mais divertidas para dirigir em estradas sinuosas.

Foto de: Nissan
Para diferenciar o Micra do Renault 5, a Nissan optou por um design com traços mais arredondados, contrastando com as linhas mais marcadas do modelo francês. Apesar de os faróis terem um formato angular, eles incluem grandes luzes diurnas arredondadas, projetadas para simular a aparência de faróis circulares tradicionais.
Isso dá à dianteira do Micra um visual semelhante ao do Mini Cooper, mas as luzes foram desenhadas para criar uma identidade própria, evitando qualquer confusão com o Renault 5. Ainda assim, fica a dúvida: o design seria melhor sem os semicírculos luminosos ao redor dos faróis? Deixe sua opinião nos comentários.
O Micra será acompanhado no ano fiscal de 2026 pelo Nissan Juke totalmente elétrico, que também rompe com o design das gerações anteriores e pode se tornar a versão mais ousada do modelo até hoje. A Nissan afirma que seu design foi inspirado no conceito Hyper Punk, que, ao contrário do Micra/March, aposta em ângulos agressivos e linhas marcantes—lembrando um modelo tridimensional com sombreamento plano, o que deve resultar em um visual impactante na versão de produção.
Seguindo a estratégia dos Renault 4 e 5, é provável que Micra e Juke EV compartilhem os mesmos conjuntos mecânicos e baterias. Isso abre espaço para um possível Juke Nismo, mas, diferentemente da primeira geração, que teve versões com tração dianteira e integral, o novo modelo provavelmente será exclusivamente de tração dianteira—se for lançado.
A linha de elétricos da Nissan na Europa crescerá para quatro modelos no próximo ano, incluindo o novo Leaf crossover e o Ariya, que já está à venda no continente. Outro lançamento importante será o novo Qashqai, que contará com o sistema e-Power. Nesse modelo, o motor a combustão 1.5 atua apenas como gerador, fornecendo eletricidade para o motor elétrico que move as rodas. A Nissan promete que essa tecnologia oferecerá eficiência, baixo nível de ruído e aceleração ágil, competindo diretamente com rivais como o Honda ZR-V, que usa um sistema híbrido semelhante ao do Honda Civic Hybrid.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial