Novos indicados por Lula ao BC iniciam beija-mão no Senado

há 1 mês 1

Os três novos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para diretorias do Banco Central iniciaram nesta quarta-feira (4) o tradicional "beija-mão" no Senado –rito em que os candidatos se reúnem com senadores para angariar votos para aprovação.

O escolhido para a diretoria de Política Monetária é Nilton David, chefe de operações da tesouraria do Bradesco. Para a diretoria de Regulação, foi indicado Gilneu Vivan, chefe do departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC. Izabela Correa, servidora do BC cedida para a CGU (Controladoria-Geral da União), foi designada para comandar a área de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Os nomes foram anunciados pela autoridade monetária na última sexta-feira (29) e encaminhados pelo chefe do Executivo ao Senado na noite de terça (3), em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

O trio tem menos de uma semana para se reunir com os parlamentares até a data prevista da sabatina na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, que deve ocorrer na próxima terça-feira (10).

"O que apresentaram por meio dos currículos e as referências deles são muito boas. Acho que não vai ter dificuldade em aprová-los", afirmou à Folha o presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que teve um breve encontro com os indicados.

Relator da indicação de Vivan, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se reuniu com os três postulantes ao BC nesta quarta. Segundo ele, as escolhas foram pertinentes e os candidatos "preenchem de forma satisfatória a capacidade técnica para as respectivas diretorias".

Os relatores escolhidos para a indicação de David e de Correa são, respectivamente, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e a senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

Para assumir o posto no início de 2025, os novos diretores do BC precisam ser sabatinados na CAE e passar por votação no plenário do Senado, que é responsável por avaliar e aprovar os nomes das autoridades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo