Novo Volvo S90 2026 segue XC90, ganha cara nova e será exclusivo da Asia

há 1 dia 3

Não parece, mas a atual geração do sedã S90 já está completando uma década desde sua estreia. E para comemorar a data, o três volumes acaba de ganhar atualizações de design e conteúdo. Contudo, será para poucos: com o lançamento do elétrico ES90, o modelo a combustão agora se restringirá a poucos mercados. 

A atualização reflete essencialmente as atualizações que vimos em setembro passado no XC90. A grade revisada do SUV e os faróis de LED com estilo martelo martelo agora também estão presentes no sedã. As mudanças sutis incluem ainda capô, para-choque e para-lamas dianteiros redesenhados. Na parte traseira, as lanternas traseiras também foram remodeladas e reestilizadas. Para 2026, a Volvo está adicionando duas novas opções de pintura, Aurora Silver e Mulberry Red, juntamente com novos designs de rodas de liga leve de dois tons.

No interior, o S90 recebe a tela de multimídia de 11,2 polegadas do XC90. Devido ao seu tamanho, a nova tela, semelhante a um tablet, não se encaixa mais no painel de instrumentos e agora se destaca, o que pode não agradar a todos. O lado positivo é que a cabine se beneficia de um melhor isolamento acústico e agora vem de fábrica com suspensão adaptativa, prometendo uma condução ainda mais silenciosa e confortável.

A Volvo não compartilhou as especificações técnicas completas, mas a variante híbrida plug-in pode percorrer 80 quilômetros no modo elétrico com base no ciclo WLTP. Alguns mercados também receberão uma versão híbrida leve a gasolina com tração dianteira. A montadora sediada em Gotemburgo parou de fabricar carros com motores a diesel há pouco mais de um ano.

Foto de: Volvo

Não procure imagens da perua V90 com facelift na galeria de fotos, pois não há nenhuma. Não está claro se a perua receberá essas atualizações. A Volvo vendeu 9.939 unidades no ano passado, incluindo a V90 padrão e a aventureira V90 Cross Country. Número quatro vezes menor do que o sedã. 

O S90 reestilizado será lançado primeiro na China neste verão, com outros mercados em seguida. No entanto, não chegará mais a Europa, EUA e provavelmente Brasil. A confirmação veio de Erik Severinson, diretor de produtos e estratégia da Volvo, que disse que o sedã de luxo ainda terá muita vida pela frente, mas apenas em determinadas regiões.

"O S90 é uma parte fundamental de nosso portfólio de produtos para os próximos anos em alguns de nossos mercados asiáticos." 

Foto de: Volvo

É uma estratégia semelhante a utilizada com o XC90, que inicialmente sairia do portfólio da sueca para dar lugar ao EX90. Durante o desenvolvimento do novo SUV elétrico, entretanto, a Volvo viu que ainda havia espaço e demanda para o modelo a combustão, ainda que as leis mais rígidas de emissões possam selar seu futuro a médio prazo.

Leia o artigo completo