A Volkswagen já iniciou o desenvolvimento da próxima geração do Golf e contará com a participação direta de outra empresa para tocar o projeto. Embora impensável até poucos anos atrás (ainda mais se tratando do Golf), a estratégia é considerada providencial para enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada. A parceria foi firmada com a norte-americana Rivian, que é especializada em veículos elétricos e desenvolvimento de softwares.
Dentro do que ficou definido no acordo, caberá à Rivian ajudar a Volkswagen a desenvolver inédita plataforma elétrica feita sob medida para veículos elétricos definidos por software. Batizada de Scalable Systems Platform (SSP), a nova base será usada dentro do grupo em diversas aplicações e estreará nos próximos lançamentos da Porsche e da Audi a partir de 2027. Já dentro da marca Volkswagen, a arquitetura será inaugurada justamente pela próxima geração do Golf.
“Decidimos como vamos fabricar o veículo definido por software. Faremos isso com a Rivian através de joint-venture onde criaremos a nova arquitetura eletroeletrônica”, disse o CEO da Volkswagen Thomas Schafer. “Mas também decidimos que queremos iniciar esta jornada com um produto mais icônico. Então vamos começar com o Golf", completou. O executivo disse ainda que o próximo Golf totalmente elétrico “será lançado em 2029” e enfatizou que será um “produto de alto volume”.
Volkswagen Golf GTI 2024
A plataforma SSP promete maior eficiência e flexibilidade para futuros veículos elétricos e, gradualmente, substituirá as atuais bases MEB e EPP. No caso do Golf, a nova (e nona) geração servirá também de substituto para o ID.3, que é baseado no MEB e nunca alcançou o desempenho em vendas esperado pela marca. Já o Golf atual, de oitava geração, continuará em linha com motores a gasolina hibridizados com foco em preço e volume até pelo menos 2035.