À venda no mercado internacional desde 2018, a atual geração do BMW Série 3 caminha para logo mais passar o bastão para a linhagem sucessora. Prova disso vem da própria marca, que trabalha intensamente na execução do projeto e já começou a testar nas ruas da Europa os primeiros protótipos. As unidades circulam já com carroceria de produção e, mesmo fortemente camufladas, antecipam detalhes importantes do carro final.
Com base nas capturas mais recentes, o site russo Kolesa elaborou projeções e revela como será o design final do próximo Série 3. Desde já, vale frisar que na nova geração a BMW optará por separar o sedã a combustão da variante elétrica tanto do ponto de vista do visual quanto da plataforma. Enquanto o primeiro manterá a conhecida base CLAR e linhas mais convencionais, o segundo será baseado na arquitetura Neue Klasse e terá desenho igualmente inspirado nessa filosofia.
Foto de: Kolesa.ru
Novo BMW Série 3 2027 - Projeção
As renderizações adiantam justamente o Série 3 tradicional a gasolina e revelam que a BMW optará por dar uma sequência evolutiva ao design, deixando traços mais ousados para o equivalente elétrico. Diante disso, o sedã buscará inspiração nos primos Série 5 e X3 e apostará forte em aspectos como agressividade e esportividade. A dianteira, por exemplo, manterá o tradicional capô longo e evidenciará ainda mais o formato da típica grade da marca.
Nas laterais, haverá maçanetas escamotáveis, como nos mais recentes lançamentos da marca, enquanto na traseira as lanternas terão formato mais delgado e inédita assinatura luminosa. O interior ainda não foi captado em flagras, mas certamente não fugirá do padrão de telas integradas para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento, bem como iluminação ambiente, console central elevado com botão giratório para seleção de marchas, entre outros.
Foto de: BMW
BMW 320i M Sport produzido no Brasil
Mecanicamente, os atuais motores 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.0 de 6 cilindros em linhas serão mantidos. Dependendo do mercado, receberão ajustes para reduzir os índices de emissões e ganharão sistemas híbridos-leves associados. O poderoso M3 também não ficará imune à eletrificação e igualmente será hibridizado. No entanto, o esquema usado será diferente do conjunto híbrido plug-in super pesado do M5.
Levando em conta o cronograma atual da BMW, tudo indica que a nova geração do Série 3 chegará ao mercado em 2026, já como linha 2027. Até lá mais detalhes serão revelado. Desde já, fica a expectativa de que seja mantida a produção na fábrica de Araquari, em Santa Catarina.