Novo Audi A6 é apresentado e chega aos 367 cv com motor V6

há 2 dias 4

Pode parecer que todo novo lançamento é um SUV, mas o fiel sedã não desiste sem lutar. As marcas de luxo ocidentais floresceram enquanto a fórmula de três volumes estava em seu auge, ajudando empresas como Audi, BMW e Mercedes-Benz a financiar suas linhas de SUVs. Embora as vendas de sedãs tenham diminuído, a demanda pelo estilo ainda é forte o suficiente para justificar novos investimentos. Caso em questão: a nova geração do Audi A6.

Vimos o novo A6 pela primeira vez no início deste mês, mas apenas como a Avant, com seu porta-malas maior. Como era de se esperar, o sedã é uma imagem fiel da wagon, exceto pela traseira. É interessante notar que a Audi optou por mostrar o A6 Sedan sem o pacote S Line. Normalmente, as montadoras mostram a versão com a mais alta especificação. Mas, como você pode ver, a versão mostrada aqui também não é exatamente o modelo básico.

Foto de: Audi

Ao contrário do A6 E-Tron, totalmente elétrico, o A6 a gasolina não tem o design de faróis divididos. Viva! Apesar de compartilharem o mesmo nome, os dois não estão mecanicamente relacionados. O modelo a combustão é montado na Plataforma Premium de Combustão (PPC), a mesma do novo A5, enquanto o EV é sustentado pela PPE (Plataforma Premium Elétrica) desenvolvida em parceria com a Porsche.

A ampla lanterna traseira da perua é transferida para o sedã, juntamente com os winglets pretos que não nos agradam muito. As saídas de escape também são reais desta vez, refletindo a decisão da Audi de se afastar das saídas falsas que atraíram tantas críticas. O A6 continua sendo um sedã com destaque para porta-malas, ao contrário do confusamente chamado A5 Sedan, que tecnicamente agora é um liftback, como o extinto A5 Sportback.

Esse é o carro a gasolina mais aerodinâmico da Audi até hoje, graças a um coeficiente de arrasto de apenas 0,23. Dito isso, o A6 E-Tron que mencionamos anteriormente é ainda mais, com um Cd de 0,21 se você optar pelos retrovisores com câmeras. Com 4,99 metros, o novo A6 é 60 mm mais longo que o modelo anterior. A distância entre eixos permanece praticamente inalterada em 2.927 mm. Os tamanhos das rodas variam de 21 a 23", incluindo uma opção tricolor forjada.

Foto de: Audi

Foto de: Audi

Para a surpresa de ninguém, o interior é compartilhado com a Avant, com tela tripla e tudo. O painel de instrumentos digital de 11,9" e a tela de infoentretenimento de 14,5" são de série, enquanto a tela do passageiro de 10,9" é opcional. Sem ela, o painel parece estranhamente vazio, como se tivesse sido projetado com essa terceira tela em mente.

A Audi admitiu recentemente que a qualidade do interior caiu nos últimos anos, mas promete melhorias. O novo A6 apresenta um aumento de 30% no isolamento acústico, graças, em parte, ao envidraçamento acústico das janelas traseiras. Novas buchas para os suportes do motor e da transmissão, bem como dentes de engrenagem redesenhados na transmissão de dupla embreagem, ajudam a reduzir o ruído. As vedações das portas e janelas também são mais rígidas.

O espaço do porta-malas é de 492 litros, enquanto a Avant pode acomodar 503 litros ou 1.534 litros com o banco traseiro rebatido. Esperamos que os híbridos plug-in ofereçam menos espaço de carga devido às suas baterias. Por enquanto, a Audi está confirmando apenas as opções de motor de combustão interna.

A versão básica conta com um motor a gasolina de 2.0 litros turbo com 204 cv e 34,7 kgfm, que aciona as rodas dianteiras. Um V6 3.0 com tecnologia híbrida-leve e tração quattro produz 367 cv e 56,1 kgfm. No que diz respeito ao diesel, um 2.0 TDI com tecnologia de 48 volts fornece 204 cv e 40,8 kgfm para as rodas dianteiras ou para as quatro rodas. Os carros com tração nas quatro rodas podem enviar até 70% da potência para o eixo traseiro.

Até a chegada do S6, o A6 de seis cilindros será o mais rápido, atingindo 100 km/h em 4,7 segundos e chegando a 250 km/h. A versão V6 pode ser adquirida com um diferencial traseiro opcional para dividir o torque entre as rodas traseiras. Também estamos aguardando o novo RS6, que pode mais uma vez ser exclusivo da Avant. Mas com o RS7 Sportback indo embora, será que podemos, por favor, trazer de volta o RS6 Sedan?

O rival do BMW Série 5 e do Mercedes-Benz Classe E está repleto de itens. Os recursos disponíveis incluem até 20 alto-falantes, controle climático automático de quatro zonas, portas com fechamento suave, direção nas rodas traseiras e uma suspensão pneumática adaptável. Há também um teto de vidro panorâmico que muda de opaco para transparente com o toque de um botão.

O novo Audi A6 começa a ser entregue na Alemanha ainda este ano. Para o Brasil, pode ser uma novidade para 2026 - a julgar pela data de lançamento e tempo para homologações, este carro não está entre os 13 lançamentos prometidos para este ano. 

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Novo GWM TANK 300 quer ser melhor que o Jeep Wrangler? O novo SUV da marca chinesa chega com novidades para o off-road. Ele traz diversas opções de seleção de tração, 3 tipos de bloqueio de diferencial, motor 2.0 híbrido plug-in e novidades tecnológicas da GWM. Vai dar certo no mercado nacional? Descubra neste vídeo com o Léo Fortunatti e saiba tudo sobre como este sistema de motor elétrico frontal com diferencial funciona.

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo