Nesta semana, o Carona conta tudo sobre a nova geração da Mitsubishi Triton.
Diretamente do interior de São Paulo, o apresentador Jorge Moraes explica que a picape média chega à linha 2026 com novo visual por dentro e por fora, além de trazer motor mais potente e porte maior.
A sexta geração do utilitário agora se chama simplesmente Triton e abandona o nome L200, que agora designa exclusivamente o modelo "antigo" da picape - que permanece à venda, como opção de entrada.
O lançamento da Mitsubishi mantém o motor 2.4 turbodiesel, que recebeu aprimoramentos e, agora, rende 205 cv e 47,9 kgfm - são 15 cv e 4,9 kgfm a mais na comparação com o modelo anterior.
A transmissão é manual de cinco marchas na versão mais simples e automática de seis velocidades nas demais configurações.
A tração é sempre 4x4, contudo apenas as variantes mais caras contam com reduzida e bloqueio do diferencial central.
A nova Triton 2026 chega com seis versões e preços sugeridos de R$ 249.990 a R$ 329.990 na pré-venda, que começa em dezembro de 2024. A previsão de entrega das primeiras unidades é para fevereiro de 2025.
No quadro Autosserviço, Moraes conta com a ajuda de Fabio Maggion, gerente de planejamento da HPE, a representante oficial da Mitsubishi no Brasil, para explicar em detalhes as mudanças no motor e no chassi da nova Triton.
Dentre outras mudanças, o propulsor 2.4 recebeu novas turbinas e um sistema de pós-tratamento dos gases de escape revisado, para redução nas emissões de poluentes.
Além disso, o propulsor teve os eixos balanceadores reposicionados, para diminuir os ruídos e as vibrações - e, consequentemente, ampliar o conforto a bordo da picape.
Ao mesmo tempo, o chassi é totalmente novo, trazendo maior rigidez torcional, e a suspensão foi revisada, com ampliação do respectivo curso em 20 mm e calibração mais voltada ao conforto.
Por fim, no quadro Fala Carona, Jorge Moraes tira dúvidas da audiência e antecipa novidades do mercado automotivo.