Nova BMW M5 Touring será revelada em agosto e deve ser híbrida plug-in

há 4 meses 29

O Brasil não pode reclamar muito sobre as peruas baseadas no M5, pois tivemos a super-rara M5 Touring E34, embora tenha sido a única a chegar ao país. A fabricante está apostando de novo nas station wagons para suas versões esportivas, com a M3 Touring e agora prepara-se para revelar a M5 Touring. A geração G99 estreia em 15 de agosto no Pebble Beach Concours d'Elegance, juntamente com uma versão única do sedã.

A BMW normalmente usa o termo "Sports Wagon" para designar o estilo de carroceria mais prático das linhas Série 3 e Série 5 nos Estados Unidos. No entanto, o novo carro M levará o sufixo "Touring", popularizado na Europa. A terceira M5 Touring entrará em produção em novembro e os primeiros clientes receberão seus veículos em meados do ano que vem.

Por enquanto, as especificações técnicas não estão sendo divulgadas, mas certamente o M5 Touring terá a mesma configuração V8 híbrida plug-in do sedã. Espera-se que um motor 4.4 biturbo a gasolina e um propulsor elétrico produzam uma combinação de 727 cv de potência e 102 kgfm de torque. A bateria de íons de lítio de 14,8 kWh tem energia suficiente para uma autonomia elétrica estimada de 40 km no sedã. A perua pode não ser capaz de igualar isso, pois será um pouco mais pesada.

Falando nisso, o M5 Touring será definitivamente mais pesado. O sedã já está na ponta da balança, com impressionantes 2.445 kg, e as peruas tendem a ser um pouco mais pesadas que seus equivalentes sedãs. Consequentemente, a rival da Audi RS6 Avant pode não se igualar aos 3,5 segundos para chegar aos 100 km/h como a versão sedã. É provável que a BMW limite a velocidade máxima em 250 km/h, mas o M Driver's Package afrouxa o limitador para 306 km/h no caso do sedã.

Quanto ele vai custar? É difícil dizer pois o M5 não é vendido no Brasil na versão sedã e o M3 Competition hoje parte de R$ 829.950. A marca não se animou nem em trazer a M3 Touring, o que faz com que a M5 Touring tenha poucas chances de chegar a país. Quem sabe a BMW não mude de ideia e queira enfrentar a Audi RS6 Avant.

Leia o artigo completo