Assessoria do presidente do Senado declarou que a ausência se deve a uma viagem internacional realizada durante recesso parlamentar; para representar a Casa, Veneziano Vital, primeiro vice-presidente, estará presente
TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pacheco encontra-se em recesso parlamentar e só retomará suas atividades em 1º de fevereiro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não estará presente no evento na Praça dos Três Poderes que rememora os atos de 8 de janeiro. Sua assessoria confirmou que a ausência se deve a uma viagem internacional. Pacheco encontra-se em recesso parlamentar e só retomará suas atividades em 1º de fevereiro. Para representar o Senado na cerimônia, o senador Veneziano Vital, primeiro vice-presidente da Casa, estará presente. Além de Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também não comparecerá ao evento, conforme informações repassadas a seus aliados.
Outra ausência significativa será a do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que será substituído pelo vice-presidente da corte, Edson Fachin. O evento, programado para começar às 9h30 da manhã, contará com a presença do presidente Lula, que participará de um abraço simbólico da democracia no Palácio do Planalto.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Durante a tarde, o Supremo Tribunal Federal organizará uma roda de conversa com servidores e colaboradores que participaram da limpeza do tribunal após os atos de 8 de janeiro. O ministro da Defesa, José Múcio, e representantes das Forças Armadas (marinha, exército e aeronáutica) também marcarão presença.
*Com informações de Marília Ribeiro
*Reportagem produzida com auxílio de IA