Navio da BYD chega ao Brasil com mais 5.524 carros da China

há 7 horas 1

Com informações de Leonardo Fortunatii - A BYD anunciou a chegada de mais um navio carregado de carros importados da China para o mercado brasileiro. Dessa vez, o BYD Explorer No.1 atracou em Aracruz (ES), no Portocel. A embarcação já havia atracado em Suape (PE) em abril do ano passado, trazendo cerca de 5.000 unidades entre elétricos e híbridos, mas principalmente do sedã híbrido King.

Agora, são 5.524 unidades de carros da BYD importados da China, concentrados nos modelos elétricos Dolphin e Yuan, além do híbrido Song. A marca não fez diferenciação dos modelos, ficando sem esclarecer se estamos falando de Dolphin GS ou Dolphin Plus, Song Pro, Song Plus ou Song Premium. O Yuan é vendido em configuração única no Brasil, a Plus.

A marca confirma que a estratégia é de trazer mais unidades importadas para o Brasil como forma de driblar a escalada de impostos para carros elétricos e híbridos importados. Além disso, os veículos que estão desembarcando agora já são ano modelo 2025/2026. A BYD também informou que tem planos para trazer mais navios cheios de carros importados antes de alíquota cheia comece a valer.

Antes de janeiro de 2024 veículos importados, desde que híbridos ou elétricos, não pagavam tarifas de importação. A partir do começo do ano passado, a alíquota foi para 12% para híbridos (convencionais HEV e plugin PHEV) e 10% para elétricos a bateria. Desde então, houve mais um ajuste, com a alíquota para híbridos HEV subindo para 25% em julho de 2024, indo a 20% para os PHEV e 18% para os elétricos.

O próximo aumento dos impostos de importação está previsto para julho de 2025, quando os veículos HEV passarão a pagar 30% de alíquota, PHEVs passarão a 20% e os elétricos irão a 25%. O último aumento previsto é o de 35% que a Anfavea, associação que reúne os fabricantes nacionais, pede o adiantamento. A alíquota mais elevada valerá para todos os tipo de importados eletrificados a partir de julho de 2026.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo