Nesta terça-feira, mais um ex-presidente regional do Fed defendeu o maior corte. "Se eu estivesse sentado à mesa, estaria defendendo 50 nesta reunião", disse Robert Kaplan ex-presidente do Fed de Dallas disse à CNBC. "Acho que o Fed pode estar uma reunião ou mais atrasado, e se eu pudesse fazer de novo, eu preferiria que tivéssemos começado o corte em julho, não em setembro."
Corte maior ainda
Três senadores democratas dos Estados Unidos pediram que o Fed faca um corte 75 pontos-base. Os senadores Elizabeth Warren, Sheldon Whitehouse e John Hickenlooper enviaram uma carta nesta segunda-feira (16), ao presidente do BC americano, Jerome Powell, com o pedido. "Há meses, pedimos que o Fed corte as taxas de juros", afirmam os senadores na carta, alegando que o nível restritivo da política monetária não está "endereçando efetivamente" os catalisadores da inflação - como custos de moradias.
E aqui?
No Brasil, o mercado projeta um aumento de 0,25% na Selic. Esse corte seria apoiado pelos dados do último Boletim Focus, que indicam expectativas de inflação, diz Elson Gusmão, diretor de câmbio da Ourominas, empresa de ouro e câmbio.
Mais dados de inflação
As vendas no varejo nos EUA aumentaram 0,1% para US$ 710,8 bilhões em agosto nos EUA. Segundo o departamento de estatísticas americano, essa leitura seguiu o aumento de 1,1% registrado em julho e veio melhor do que a expectativa do mercado de um declínio de 0,2%.