Mudanças entre Nissan e Renault deve vetar "Duster japonês" no Brasil

há 3 dias 4

O recente anúncio da Nissan com seus planos para os próximos anos trouxe uma série de novidades para o mercado brasileiro. Uma delas é a renovação da Frontier, que receberá uma reestilização profunda com acréscimo de tecnologias, mas não uma nova geração. O sedã Versa seguirá firme e forte com uma e renovação visual enquanto o Sentra com novo DNA de estilo apareceu em revelações oficiais.

A movimentação já gerou polêmicas em nossa região, com o fim da produção de veículos Nissan na Argentina. Com isso, a Frontier 2026, já reestilizada, deve passar a ser importada do México, como os sedãs. Alguns SUVs também apareceram nos planos da Nissan revelados no Japão na última semana, mas é bom pontuar que nenhum deles têm como destino imediato o mercado brasileiro.

O principal é o SUV chamado pela marca de "C-SUV", ou utilitário esportivo de categoria média como o Renault Duster. A prova mais cabal de que a novidade não virá ao mercado brasileiro é que a própria Nissan apresentou o modelo como parte de um teaser de sua linha de produtos para o mercado indiano. Em comunicado ainda mais recente, a Aliança Renault-Nissan confirmou que a francesa tomará controle da operação indiana, com 51% das ações.

Especula-se que esse novo SUV use a plataforma CMF-B, que equipa o Dacia Duster (nova geração que não é vendida no Brasil) e também a nova geração do Nissan Kicks, que terá início de produção por aqui em breve. No entanto, desde a chegada do Kardian, a marca francesa evoluiu sua plataforma e a batizou de RGMP para sua próxima geração de SUVs médios ou maiores, o que incluirá o Duster, um modelo inédito e a picape derivada do conceito Niagara.

Novo SUV da Nissan

Foto de: Nissan

Novo SUV da Nissan (à dir.)

Pelo lado da Nissan, a fábrica de Porto Real (RJ) já ficará atarefada com o atual Kicks Play, a nova geração do Kicks, que crescerá para levar a briga ao Jeep Compass e um terceiro modelo inédito, do qual poucas informações se têm confirmadas, mas que Motor1.com afirma que não será posicionado abaixo do Kicks Play.

Vale lembrar também que todos os anúncios recentes de investimento da Nissan para o Brasil foram direcionados aos modelos acima citados. Pelo lado da Renault, a fábrica da Argentina em Córdoba fabricava Nissan Frontier e a "irmã" Renault Alaskan. O fim da produção da japonesa naquele país expõe o início de uma separação das operações entre essas duas marcas da Aliança, principalmente após as notícias sobre a situação financeira estável da Nissan e a consequente negociação com a Honda para uma cooperação.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo