Mudança de hábitos: o que todo motorista deve abandonar por causa das motos

há 3 meses 6

Em alguns países, inclusive, não parar a roda do veículo onde há uma placa de "Pare" é uma infração grave. Por isso, pare, dê preferência aos pedestres e olhe mais uma vez, procurando por uma moto, antes de entrar em uma rua ou avenida.

4 - Não use celular ao volante

Esse, talvez, seja o pior hábito dos motoristas atualmente: falar ou teclar ao celular enquanto dirige. Nos últimos anos, além da distração causada por outros passageiros, o uso do celular ao volante aumentou os acidentes causados por distração.

Segundo balanço da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em todo o País, cerca de 250 mil condutores foram flagrados utilizando o smartphone no trânsito, em 2021. Isso representa 28 infrações por uso do aparelho ao volante, registradas, por hora, no Brasil.

"Esses números refletem apenas parte do problema. Possivelmente, a quantidade de pessoas que utiliza celular na direção é bem maior, o que nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito", afirma Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

Além de colocar em risco a própria vida e a de outros, esse péssimo hábito é uma infração gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado segurando ou manuseando o celular enquanto dirige pagará multa de R$ 293,47, além de somar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia o artigo completo