Qual é a verdadeira função do fluido que é utilizado no sistema de arrefecimento do motor? Tem gente que até hoje não sabe

Por
Boris Feldman
Publicado em 05/08/2024 às 18h02
Existem muitos motoristas cuidadosos, que seguem à risca todas as recomendações do fabricante. Mas, tem também aquele que é desleixado, o lambão que não está nem aí para o manual e nem para o que a concessionária diz.
VEJA TAMBÉM:
- Água no radiador é coisa do passado
- De olho no radiador! 7 dicas para o seu carro não ferver
- Mais que anticongelante, etilenoglicol não deixa motor virar panela de pressão
O que esse tipo de pessoa nem imagina é que um dia vai pagar caro por isso. Um bom exemplo disso é quem se recusa a utilizar o líquido correto no sistema de arrefecimento no radiador.
Um deles ainda me cobrou outro dia e perguntou: “por que você não chama esse pessoal de picareta?” Porque eu li no rótulo desse líquido especial que sua finalidade é evitar o congelamento da água.
Estão pensando que eu sou trouxa e ainda perdi meu tempo para explicar. A questão é que ele não serve apenas para evitar o congelamento. O etileno-glicol misturado à água evita também que ela ferva no caso de um superaquecimento do motor, que vai custar muito mais caro que esse líquido especial.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.