Felipe Giaffone é conhecido como piloto e comentarista, mas há um lado empresário diferente. A Giaffone Electric, junto com seu pai e irmão, é a empresa que hoje se dedica a conversão de caminhões e ônibus a combustão em elétricos, uma solução que atrai cada vez mais a atenção de grandes frotas.
Aqui, ele conta sobre como nasceu esse projeto. Desde um Fusca convertido até seu caminhão na Formula Truck, a eletrificação é um de seus projetos e, como usuário, fala sobre os desafios desse processo no Brasil e como a solução da conversão pode acelerar a mudança, principalmente por tirar um caminhão ou ônibus a diesel das ruas de forma definitiva.
Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas
Para as grandes frotas, tal solução é interessante por aproveitar um veículo já de sua propriedade que, como custo, é menor que comprar um elétrico novo - além disso, podem fazer a conversão em um tipo específico que atenda sua demanda que, muitas vezes, uma montadora tradicional ainda não oferece no mercado.
Nas pistas, Felipe Giaffone compete na Copa Truck com um caminhão híbrido, que combina um motor elétrico ao turbodiesel para ter mais potência. É também um laboratório de desenvolvimento, assim como o próprio VW Fusca que foi convertido para elétrico e é usado em seus deslocamentos em algumas situações.