Morre Jim Abrahams, diretor de 'Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu', aos 80 anos

há 1 mês 4

Nesta terça-feira, o diretor e roteirista Jim Abrahams, conhecido por seus filmes paródicos que marcaram Hollywood, morreu aos 80 anos em sua casa em Santa Mônica, na Califórnia, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seu filho, Joseph, ao Hollywood Reporter, e o cineasta morreu de causas naturais.

Junto dos irmãos Jerry Zucker e David Zucker, Abrahams foi responsável por uma série de clássicos da comédia americana. Ele dirigiu filmes como "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu", a trilogia "Corra que a Polícia Vem Aí" e "Top Gang, Ases Muito Loucos!", entre outros. Seus longas são marcados por parodiar uma série de clichês, arquétipos e ferramentas de narrativa muito utilizadas nos principais gêneros do cinema hollywoodiano.

A maior parte de seus longas foram estrelados por Leslie Nielsen (1926-2010), ator canadense que firmou uma parceria bastante longeva com os três cineastas. Os quatro também trabalharam na série "Esquadrão de Polícia", que conquistou a crítica e recebeu duas indicações ao Emmy, mas foi cancelada após a sua primeira temporada.

Nascido no dia 10 de maio de 1944, em Shorewood, em Wisconsin, nos Estados Unidos, James Steven Abrahams conheceu os irmãos Zucker, filhos de um amigo de seu pai, durante a sua infância. A amizade entre do trio era tão forte que os três migraram juntos para Hollywood e ficaram conhecidos na indústria como "ZAZ", apelido que unificava os seus sobrenomes.

Eles se formaram na Universidade de Wisconsin e criaram o seu próprio grupo de teatro, o "Kentucky Fried Chicken", que iriam reproduzir mais tarde em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 1977, o trio escreveu o roteiro de "The Kentucky Fried Chicken", comédia dirigida pelo diretor de "Um Príncipe em Nova York", John Landis.

O último crédito que Abrahams deixou em sua carreira foi como roteirista de "Todo Mundo Em Pânico 4". Ele deixa a esposa Nancy Cocuzzo, os filhos Joseph, Jamie e Charlie, e os netos Caleb, James e Isaac.

Leia o artigo completo