O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciará na sexta-feira (4) a abertura de inscrições para o seu hackathon, espécie de maratona de desenvolvimento de sistemas. Mais de R$ 52 mil em prêmios serão distribuídos aos participantes.
A ideia é que sejam apresentadas soluções tecnológicas para a execução de políticas públicas. Um dos desafios pedirá, por exemplo, que seja criada uma plataforma que permita aos cidadãos enviarem fotos, vídeos e outros tipos de informações à polícia para auxiliar a investigação de crimes em tempo real.
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o concurso será composto por duas etapas. A primeira delas, eliminatória e classificatória, ocorrerá de forma online. Já a segunda será realizada presencialmente nas dependências do Ministério da Justiça, sediado em Brasília.
Passagens aéreas e diárias serão pagas para aqueles que chegarem à última fase do hackathon. A participação será gratuita e aberta a todos.
Além da plataforma de colaboração entre cidadãos e polícia, os desafios pedirão a criação de uma solução para registro de itens roubados e de uma plataforma de autoavaliação de saúde mental voltada a profissionais de segurança pública.
O objetivo do ministério comandado por Ricardo Lewandowski é estimular a criação de ferramentas digitais que apoiem o enfrentamento à criminalidade e contribuam com a melhoria na qualidade de vida dos agentes da segurança pública.
VIDA REAL
O diretor Eugenio Puppo e o produtor Matheus Sundfeld receberam convidados na sessão especial de exibição do documentário "Sem Pena", na quarta (2), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O presidente e a diretora-executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Guilherme Carnelós e Marina Dias, marcaram presença no evento, que celebrou os dez anos da estreia do filme.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH