O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), será condecorado com a Ordem do Mérito da Defesa, concedida pelo Ministério da Defesa. A atribuição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14), em decreto assinado pelo presidente Lula (PT).
Ex-líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) na Casa, Portinho receberá o grau de Grande-Oficial, o segundo entre os cinco que compõem a Ordem.
Ele é considerado um parlamentar próximo das Forças Armadas e tem uma atuação dedicada aos militares, sendo autor da PEC (proposta de emenda Constitucional) que quer garantir que o orçamento de defesa do Brasil seja igual ou superior a 2% do PIB (Produto Interno Bruto).
Portinho afirma à coluna que aceitará e receberá a honraria com orgulho. "É uma comenda do Estado brasileiro e o reconhecimento do meu trabalho à frente do mandato em favor da Defesa Nacional, pois sempre valorizei nossas Forças Armadas e contribuo com ações objetivas", diz ele.
Portinho rechaça qualquer desconforto por receber a Ordem no governo Lula." A comenda é do Estado e das nossas Forças Armadas, que estão além do governo", diz. "Não tenho constrangimento nenhum. Defendo o Estado brasileiro, sou senador e me sinto honrado", completa.
A Ordem do Mérito da Defesa será entregue a dezenas de outras pessoas, incluindo parlamentares, ministros do governo Lula, militares e integrantes do Judiciário.
Serão agraciados com o mesmo grau que Portinho o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin, o procurador-geral da República, Paulo Gonet e os senadores Angelo Coronel (PSD-BA), Fernando Dueire (MDB-PE), entre outros.
com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH