A série dos irmãos Menendez já desperta curiosidade por saber se o que se passa no enredo de fato aconteceu, e com a trilha sonora, embalada por hits dos anos 1980 e 1990, não foi diferente. O interesse pela dupla Milli Vanilli cresceu no Google Trends ao redor do mundo.
A ferramenta, que exibe os termos mais populares no buscador, mostra que as pesquisas pela dupla atingiram o pico neste mês de outubro devido à presença de algumas de suas canções nos episódios da série da Netflix, lançada em 21 de setembro.
A dupla, que emplacou três singles no topo da lista Hot 100 da Billboard, era formada por Fab Morvan e Rob Pilatus –encontrado morto em 1998 em decorrência de uma overdose. Eles também ganharam o Grammy de Artista Revelação em 1989.
Mas, pouco tempo depois, o empresário deles, Frank Farian, revelou que a voz ouvida pelos fãs em shows e gravações nunca foi deles. A dupla precisou devolver o Grammy, o único revogado até hoje pela Academia da Gravação, que promove o evento.
O caso ficou conhecido como o maior escândalo do mundo da música e já foi tema de um documentário sobre a dupla, lançado em novembro do ano passado no streaming Paramount+.
A canção "Girl You Know It’s True" acompanha o início do primeiro episódio, em que Lyle e Erik estão a caminho do funeral dos pais. Na cena, Lyle menciona que é fã da dupla. A letra, que fala sobre amor e devoção, é seguida por um momento em que os irmãos dizem um ao outro que seus pais teriam orgulho deles.
"Girl I’m Gonna Miss You" também embala o início e o final da série, fazendo jus aos momentos em que é tocada – no funeral de Kitty e Jose e quando os irmãos se despedem após a sentença. A letra aborda a perspectiva de um fim de relacionamento e é narrada por alguém que está se despedindo de uma pessoa amada.
O jornalista Robert Rand, autor do livro "The Menendez Murders", acompanhou o caso desde o início e escreveu no X (ex-Twitter) que "Girl I’m Gonna Miss You" foi realmente tocada durante o serviço memorial como é retratado na série.
Outra canção é "Blame It on the Rain", que toca em um momento em que os irmãos estão no carro, após conseguirem comprar a espingarda para assassinar os pais. A letra, que fala sobre culpar a chuva por situações ruins, serve como uma metáfora para o desejo de evitar a responsabilidade pelos próprios atos. O título desse episódio é, inclusive, o mesmo nome da música.
Artigo da Billboard corrobora esse retorno ao estrelato e afirma que as três canções registraram um aumento nos streamings de música nos EUA, e que o catálogo de canções da dupla cresceu 114% após o lançamento da série, ultrapassando 552.000 transmissões no país durante o período de 20 a 23 de setembro.