Com mais de 1,4 milhão de alunos, a holding de educação Yduqs, dona de faculdades como Estácio, Ibmec e Damásio, tem investido forte na construção de marca e em ferramentas de tecnologia para seus alunos. A empresa ainda é patrocinadora de eventos como Rock in Rio e Lollapalooza, presente no Big Brother Brasil, e apoiadora do Comitê Olímpico do Brasil.
O UOL Mídia e Marketing desta semana conversa com Marcel Desco, vice-presidente de marketing da Yduqs, que fala sobre a democratização do ensino no país e como a inteligência artificial tem otimizado suas campanhas publicitárias - confira, acima, a entrevista na íntegra.
Confira os destaques:
Nossa plataforma de esportes é trabalhada há bastante tempo. Pensamos também na formação pós-vida de atleta, tanto que temos 77 atletas na Olimpíada e na Paralimpíada. É um orgulho ver como estamos apoiando o esporte no Brasil.
a partir de 2:53
Estamos no BBB, Rock in Rio, Lollapalooza e outros eventos culturais. Esses trabalhos com esporte e cultura têm desafios completamente diferentes de campanha de performance. Olhamos métricas de engajamento e frequência do público de forma diferente em todas essas ações.
a partir de 5:13
A empresa tem um viés muito de dados. Para a gente, isso tem sido importante no dia a dia. O importante é levar ensino e educação para todos, e a gente só faz isso com escala.
a partir de 6:42
Uma das limitações, antigamente, era ter (ou não) a oferta do ensino superior na cidade. O que trouxe a democratização, de fato, foi a chegada do ensino à distância. Isso só foi possível com desenvolvimento de tecnologia.
a partir de 9:06
Temos uma grande estratégia de investimento em tecnologia e conteúdo, desde o ensino à distância até o presencial. Todos consomem esses conteúdos. Não adianta o aluno se matricular e sair depois de 6 meses. Precisamos atuar de forma pró ativa para que ele não desista, desde o fato dele ter dificuldade com as provas até a dificuldades financeiras.
a partir de 10:16
A gente está 60% no digital e 40% no off, mas depende muito de sazonalidade. De qualquer modo, todas as ações acabam nascendo integradas. Planejamento é mais resiliente, mas é muito digital. Não tem como escapar disso.
a partir de 26:59
IA nos ajuda muito em testes A/B, que envolvem a atingir audiências diferentes. Rodamos cerca de 200 a 300 testes por semana e a inteligência artificial acabou dando escala nisso. Conseguimos fazer 30 mil mudanças de KV no digital, por exemplo.
a partir de 28:03
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.