Mercedes-Benz 280S que foi de embaixada está a venda no Brasil

há 4 meses 34

Quem procura um carro antigo hoje no Brasil se assusta com os valores de modelos nacionais como o Chevrolet Opala, Ford Maverick e até mesmo da Volkswagen Kombi. Por incrível que pareça, uma alternativa mais acessível ao antigomobilismo é procurar por um Mercedes-Benz, como esse 280S 1979 da geração W116.

De acordo com o vendedor, o carro chegou ao Brasil através da embaixada colombiana e possui os manuais de época — incluindo um famoso guia Haynes. O preço pedido é de R$ 45 mil, bem mais acessível que um antigo nacional com a mesma idade.

VEJA TAMBÉM:

O 280S era o Mercedes-Benz Classe S “de entrada” na época, por vir com o menor motor disponível e não contar com injeção mecânica. O seis cilindros em linha 2.8 carburado M110 produz 160 cv líquidos e tem fama de ser muito robusto.

Esse carro anunciado possui câmbio manual de 4 marchas. De acordo com o vendedor, o carburador foi todo desmontado e revisado, o carro está com óleo lubrificante e fluídos novos, sem apresentar vazamentos.

O modelo é equipado com ar-condicionado (não foi informado sobre o funcionamento), vidros elétricos e rádio com CD-player. É um pacote de equipamentos que permite passeios sem perrengues.

A Mercedes-Benz tem o diferencial de fornecer até hoje peças novas para seus carros históricos. Existem oficinas especializadas que ajudam na manutenção. Esse 280S do anúncio possui a vantagem de vir com o motor de seis cilindros e sem a injeção mecânica, o que facilita mais a manutenção.

Embaixadas popularizaram os Mercedes-Benz no Brasil

Durante a ditadura militar, a importação de carros novos foi proibida no Brasil como incentivo a indústria local. Uma das exceções que existiam para isso era a dos corpos diplomáticos, que podiam importar veículos.

As escolhas mais populares nas embaixadas eram os carros da Mercedes-Benz. Eles eram confortáveis, confiáveis e bastante robustos. Os modelos da época são vistos rodando até hoje em países africanos e nos desertos escaldantes do Oriente Médio, não era o Brasil que iria derrotá-los.

O volume de carros da Mercedes vindos através das embaixadas era tão considerável que a marca chegou a ter concessionárias para atendê-los em cidades como o Rio de Janeiro. Em novelas antigas e programas como Os Trapalhões, que se foram filmados na capital fluminense, é até comum ver esses carros como figurantes.

Hoje eles são visões menos comuns. Comprar um carro como o 280S do anúncio é garantia de chamar a atenção pelas ruas e pode até gerar uma grana extra alugando para eventos e casamentos.

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Leia o artigo completo