Entre os compromissos, estão reuniões com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica
Ricardo Stuckert/PR
A expectativa é alta em torno da possibilidade de finalização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (5) para o Uruguai, onde participará da Cúpula do Mercosul. A reunião de cúpula está marcada para essa sexta-feira (6), mas o presidente brasileiro viajará antecipadamente para encontros bilaterais. Entre os compromissos, estão reuniões com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. A expectativa é alta em torno da possibilidade de finalização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que enfrenta resistência de alguns países europeus, como França, Polônia e Áustria.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou sua participação no encontro, aumentando as esperanças de que o acordo possa ser concluído. Países como Alemanha, Espanha e Portugal apoiam a formalização do tratado. Recentemente, Lula afirmou que os franceses não têm poder de decisão sobre o acordo, reforçando a determinação do Brasil em avançar nas negociações. Caso o acordo seja assinado, ainda será necessário um período de transição para tradução e discussão nos parlamentos dos países envolvidos.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Antes de seguir para o Uruguai, Lula participará da inauguração de uma nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, como parte do projeto Cerrado. O presidente embarca para Montevidéu ao 12h, com chegada prevista para as 15h30. Às 16h30, ele se encontrará com Pepe Mujica, e às 20h, terá uma reunião bilateral com o presidente boliviano.
Publicado por Luisa Cardoso