O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou nesta quarta-feira (4) a primeira-dama Janja com a medalha de mérito Oswaldo Cruz, destinada a pessoas que contribuíram de forma notável e relevante com a saúde e o bem-estar dos brasileiros.
A condecoração foi dada a um total de 22 pessoas e 11 instituições. Além de Janja, receberão a medalha profissionais da área da saúde e personalidades, como a apresentadora Xuxa, a empresária Luiza Trajano e a ex-ginasta Daiane dos Santos.
O decreto prevendo a concessão da medalha e a lista dos agraciados foi publicada nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União. Ele é assinado por Lula e também pela ministra da Saúde, Nísia Trindade
Segundo a legislação que criou a honraria, um decreto de 1970, a medalha se destina a "galardoar pessoas nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira".
A ex-ginasta Daiane dos Santos e a apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel são embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, do Ministério da Saúde.
Também foram agraciados profissionais da área da saúde, como a diretora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Meiruze Sousa Freitas, a pesquisadora Margareth Dalcomo e a enfermeira Aparecida dos Santos Bezerra, que atua na saúde indígena.
Dentre as instituições, receberão a medalha a Associação Brasileira de Enfermagem, a Agência de Notícias das Favelas, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), entre outras.