O presidente Lula (PT) se reuniu na noite desta quarta-feira (2) com os líderes da base do governo no Senado.
Foi a primeira ida de Lula à residência oficial do Senado no atual mandato. Em geral, os encontros com parlamentares acontecem no Palácio do Planalto ou no Alvorada.
Segundo relatos, o petista foi convidado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), durante a viagem que fizeram juntos ao Japão e ao Vietnã, na semana passada.
Participaram da conversa a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que articulou o encontro, os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP), Jaques Wagner (PT-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Eliziane Gama (PSD-MA), Carlos Viana (Podemos-MG), Rogério Carvalho (PT-SE), Efraim Filho (União Brasil-PB), Cid Gomes (PSB-CE) e Leila Barros (PDT-DF).
Brasília Hoje
Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal
A última vez que Lula esteve no local foi durante o período de transição de governos, em novembro de 2022, quando foi recebido pelo então presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O encontro desta quarta ocorreu poucas horas após o anúncio do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na mesma tarde, o Congresso aprovou o projeto de lei que impõe a reciprocidade de regras ambiental e comercial nas relações do Brasil com outros países, em reação às medidas que já vinham sendo anunciadas pelo americano.
O Planalto informou que deve haver um encontro nos mesmos moldes com os líderes da Câmara.