Aracaju
O Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) conseguiu uma liminar para impedir a participação do economista e ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, na novela "Família é Tudo", da Globo.
O F5 teve acesso aos documentos do caso em primeira mão, que corre na 58º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. O Sated teve o pedido atendido pela juíza Luciana Gonçalves de Oliveira, que concordou com os argumentos do Sindicato.
A organização sindical afirma que Gil do Vigor não tem registro profissional de ator. Nestes casos, a Globo pede uma autorização especial para que pessoas possam participar de atrações artísticas. O Sindicato afirma que a Globo não solicitou esse pedido até agora.
Além disso, o Sindicato acusa a Globo de burlar a lei para que GIl participe da novela, o que dá gravidade para a situação.
Na trama das sete, escrita por Daniel Orgiz, Gil seria o "Gil do Veneno", um fofoqueiro profissional com as mesmas características que o ex-BBB tem na vida real, o que na teoria seria uma participação especial, que não precisaria de registro.
Na sua decisão, a juíza concordou que o Sated precisa ser notificado para Gil participar da trama. Ela solicitou que a Globo seja notificada com urgência da proibição.
"Defere-se a tutela de urgência para determinar a proibição de participação de Gilberto José Nogueira Junior, conhecido como Gil do Vigor, em qualquer programa para atuação como artista, até que a Globo junte aos autos o contrato com ele celebrado", diz a decisão.
Caso a Globo descumpra a liminar, a emissora precisará pagar uma multa de R$ 30 mil. A Globo pode recorrer da decisão. Gil do Vigor gravaria suas primeiras cenas na próxima semana. Ainda não se sabe como ficará o caso.