A pratica do rebadging não é incomum no mundo automotivo, nos anos 80 e 90, por exemplo, tivemos modelos Ford sendo vendidos como Volkswagen no Brasil, como o sedãs Verona e sua versão da marca alemã, o Apollo. Mas hoje, essa prática está se tornando mais comum com marcas chinesas e a novata GAC, que anunciou ontem (5) sua chegada ao país, não é diferente.
Ainda sem data oficial para começar a vender seus modelos, a GAC tem uma longa história no seu país natal, a China, onde é a quinta maior montadora do país, além de já estar presente em diversas partes do mundo - inclusive em países vizinhos nossos , como Chile, Equador, Bolívia e até na América do Norte, onde atua no México.
No seu país natal, a marca não produz só carros próprios. Atuando desde 1955, a GAC produz modelos até para parceiras japonesas, como Mitsubishi, Honda e Toyota. Em números de vendas, foram 2,52 milhões de carros só no ano passado. A nova geração do SUV Airtrek, por exemplo, que foi vendido pela Mitsubishi nos anos 2000, se tornou uma versão do Aion V.
Antes do Brasil, GAC é velha conhecida na América Latina
Outra prova de seu tamanho é a parceria com marcas tradicionais do ocidente para vender seus carros com outra marca também fora da China, como é o caso do Dodge Journey, no México.
E não, não estamos falando de sua primeira geração, que chegou a ser oferecida no Brasil, quando foi vendida pela Dodge, com motor V6, e pela Fiat, com o nome de Freemont e motor 2.4. Nesta nova encarnação, vendida desde 2022, o SUV virou um GAC GS5 de 2018 com nova grade dianteira e emblemas trocados.
Novo Dodge Journey 2022 - México
GAC GS5
Os modelos da chinesa se tornaram importantes para a Dodge, já que a marca não tem modelos menores para vender em outros mercados fora dos EUA, onde atua em outro nicho, com os esportivos Charger e Challenger.
Outro caso de ''engenharia do emblema'' é com o sedã Atittude, também vendido no México. Por lá, o modelo sempre teve histórico de ser um carro de outra marca vendido pela marca americana do grupo Stellantis.
Foto de: Motor1 Brasil
Dodge Attitude 2025
Foto de: Motor1 Brasil
GAC Empow
À venda desde 2006, inicialmente era baseado no Hyundai Accent ganhando apenas um letreiro da Dodge na tampa traseira e mantendo todo o resto da marca coreana, inclusive os logos. Em meados da década de 2010, ele se transformou em um Mitsubishi Attrage, sedã do pequeno Mirage. Na sua nova geração, o modelo virou um GAC Empow, um sedã médio com porte semelhante ao de Nissan Sentra e Honda Civic.
E por aqui?
Foto de: GAC
GAC GS8
Depois de muita especulação, a marca promoveu seu primeiro evento oficial no Brasil na última quinta-feira (5) e confirmou que iniciará as operações no mercado brasileiro no 1º semestre de 2025. A meta é lançar 7 modelos ao longo do ano e decidir onde será instalada a sua fábrica.
O plano da GAC Motors prevê o lançamento de 5 modelos no primeiro semestre de 2025 no mercado brasileiro. Na sequência, mais 2 lançamentos, completando o total de 7 modelos até o fim do segundo semestre. Mesmo sem revelar, alguns modelos já foram flagrados em testes no Brasil. Entre os "candidatos" para o mercado brasileiro estão os SUVs GS8, GS3 Emzoom, Emkoo, o monovolume Aion Y Plus e o sedã Empow equipado com motor 1.5 turbo.