Lançamento mais recente da JAC Motors no Brasil, a picape Hunter alcançou excelente resultado ao ser avaliada em bateria de testes de segurança na Austrália. Nas provas realizadas pelo ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), tomando como base os protocolos mais recentes de regulação, a caminhonete surpreendeu ao alcançar nota máxima de 5 estrelas.
A classificação foi exatamente a mesma registrada pela nova geração da Mitsubishi L200 Triton, testada sob os mesmos critérios. No geral, a JAC Hunter (que na Austrália recebe o nome de T9) obteve 85% de pontuação em proteção para ocupantes adultos, 87% em proteção para ocupantes infantis, 87% em proteção para usuários vulneráveis da estrada (pedestres e ciclistas) e 89% em assistência de segurança. De acordo com o mais recente protocolo da instituição, o veículo precisa atingir pontuações mínimas de 80%, 80%, 70% e 70%, respectivamente, para obter classificação máxima de 5 estrelas.
A picape foi bem avaliada na proteção ao motorista nos testes de impacto frontal de largura total, impacto lateral, impacto lateral distante e no efeito chicote. Também obteve notas máximas para proteção de ocupantes infantis nos testes de deslocamento frontal e impacto lateral. Por outro lado, a proteção do tórax do motorista nos testes de poste oblíquo e deslocamento frontal foi considerada apenas 'adequada'.
Além disso, a eficácia dos cintos de segurança, dos airbags no teste frontal de largura total e da proteção do tórax do passageiro traseiro foi avaliada somente como 'marginal'. A instituição australiana diz ainda que há “espaço para melhorias” nas provas de colisão frontal contra outro veículo, onde foi aplicada penalidade alta de 6,22 pontos. Para efeito de comparação, a Mitsubishi L200 Triton foi penalizada em somente 3,16 pontos.
JAC Motors Brasil
No geral, a instituição elogiou o desempenho da Hunter. “A JAC está claramente comprometida em trazer altos níveis de desempenho de segurança ao mercado australiano com a T9 e deve ser elogiada por alcançar esses fortes resultados com sua primeira oferta”, disse a CEO da ANCAP, Carla Hoorweg.