Investigação interplanetária: como foi o primeiro 'acidente aéreo' em Marte

há 4 meses 10

Segundo a Nasa, os especialistas estão concluindo a avaliação do episódio. A análise final será publicada por meio de relatório técnico assinado pela agência, que tem previsão de divulgação "nas próximas semanas". "Espera-se que as conclusões do relatório beneficiem os futuros helicópteros de Marte, bem como outras aeronaves destinadas a operar em outros mundos", afirma a Nasa.

O helicóptero Ingenuity Mars

A aeronave abriu as portas para que a agência norte-americana pudesse desbravar Marte com equipamentos do tipo. Segundo a Nasa, o Ingenuity operou por quase três anos e realizou 72 voos no Planeta Vermelho. Em seu voo mais longo, o Ingenuity percorreu 704 metros contínuos.

Projetado para ser "acessível", o Ingenuity superou as expectativas dos engenheiros. Segundo a Nasa, a aeronave voou mais de 30 vezes mais longe do que o planejado, acumulando mais de duas horas de voo. "Estamos nos aproximando de quatro anos de operações contínuas, sugerindo que nem tudo precisa de ser maior, mais pesado e resistente à radiação para funcionar no duro ambiente marciano", declarou Teddy Tzanetos, gerente de projeto do Ingenuity, ao portal da agência.

O acidente no voo 72 fez com que o Ingenuity perdesse sua capacidade de voar. No entanto, o helicóptero ainda transmite dados meteorológicos e de testes de aviônicos ao Perseverance semanalmente. Segundo a Nasa, os dados capturados pelo helicóptero já estão sendo utilizados por engenheiros que trabalham em projetos futuros de aeronaves e outros veículos a serem enviados a Marte.

Durante uma reunião da União Geofísica Americana em Washington (EUA), Tzanetos compartilhou detalhes sobre o helicóptero Mars Chopper. Possível sucessor do Ingenuity, o Mars Chopper é aproximadamente 20 vezes mais pesado que seu antecessor, pode transportar vários quilos de equipamento científico e explorar de forma autônoma locais remotos de Marte, viajando até três quilômetros por dia. Veja abaixo a animação divulgada pela Nasa para Mars Chopper:

Leia o artigo completo