A mais recente atualização no sistema de placas do Mercosul trouxe um espectro colorido de categorias, cada uma com seu significado específico.
Categorias de cores nas placas do Mercosul
Dourada - Substitui a antiga placa consular azul e branca, agora adornada com letras e números em tom dourado, reservada para veículos diplomáticos
Preto - A cor mais comum, destinada a veículos particulares
Azul - Identifica veículos oficiais, como os utilizados por órgãos governamentais
Vermelho - Associado a táxis, transporte de carga e utilizados para fins de aprendizagem
Verde - Indica veículos de montadoras, em fase de testes ou experimentação.
Branco - Letras brancas, em fundo preto, utilizado para veículos de coleção, com mais de 30 anos
A cor dourada nas placas dos países que compõem o bloco do Mercosul, é utilizada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que são os membros fundadores e plenos do tratado.
É nestes países um indicativo claro de que o veículo pertence a uma missão diplomática. Apesar da padronização, algumas especificidades podem variar entre os países do Mercosul. No entanto, a cor dourada, como regra geral, sempre estará associada a veículos diplomáticos.
Segundo o Detran, de acordo com a Resolução nº 969/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul é obrigatório para primeiro emplacamento do veículo e substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo.