Hoje a Cide-combustível inclui o financiamento de programas de infraestrutura de transportes e o pagamento de subsídios embutidos nos combustíveis
Por
Lucas Silvério
Publicado em 06/08/2024 às 19h02
Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1295/24 permite que os recursos arrecadados com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre combustíveis sejam usados para subsidiar as tarifas do transporte público coletivo de passageiros. O objetivo é diminuir o preço das passagens com o imposto da gasolina.
VEJA TAMBÉM:
- Deputada propõe PL para reduzir vítimas de trânsito a zero
- Transporte alternativo: PL reduz passagem e tributos aos trabalhadores
- 10 CARROS MAIS BARATOS DO BRASIL 2024: TEM SEDÃ ESPAÇOSO E ATÉ MODELO JAPONÊS
A Cide-combustíveis é um tributo que incide sobre a importação e a comercialização de derivados de petróleo, gás natural e etanol. Hoje a arrecadação tem destinos diversos e inclui o financiamento de programas de infraestrutura de transportes e o pagamento de subsídios embutidos nos combustíveis.
O deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), autor do projeto, lembra que a reforma tributária (Emenda Constitucional 132) possibilita usar a Cide para pagar subsídio ao transporte coletivo. A proposta visa dar aplicabilidade à regra constitucional.
Importante salientar que esses recursos poderão ser utilizados não apenas por estados e municípios, mas também pela União, que poderá direcioná-los para subsidiar passagens do transporte interestadual de caráter urbano, como aquele prestado no âmbito das Rides (Regiões Integradas de Desenvolvimento)”, afirmou Linhares.
- O PL 1295/24, que aponta que o imposto da gasolina pode ser usado para baixar o preço das passagens de ônibus, será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Urbano; Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, também terá de ser aprovado pelo Senado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.