IBC-Br, ‘prévia’ do PIB, cresce 0,84% em setembro ante agosto e supera expectativa do mercado

há 1 mês 5

No acumulado do ano, o crescimento foi de 3,3%, refletindo uma recuperação na atividade econômica

CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação em supermercado atacadista de são Paulo

Metodologia de cálculo é diferente da utilizada nas contas nacionais do IBGE, possibilitando um monitoramento mais frequente da economia brasileira

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, conhecido como IBC-Br, registrou um crescimento de 0,84% em setembro, comparado ao mês anterior. Em agosto, o indicador já havia mostrado uma elevação de 0,24%. O resultado de setembro ficou acima da expectativa do mercado, que previa uma alta de 0,6%. No trimestre que se encerrou em agosto, o IBC-Br apresentou um aumento significativo de 4,7% em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, o crescimento foi de 3,3%, refletindo uma recuperação na atividade econômica.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em termos anuais, o indicador também mostrou um avanço de 3%, enquanto em comparação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 5,1%. Além disso, a média móvel trimestral do IBC-Br teve um incremento de 0,25% em relação aos três meses que terminaram em agosto. Essa metodologia de cálculo do IBC-Br é diferente da utilizada nas contas nacionais do IBGE, o que possibilita um monitoramento mais frequente e detalhado da economia brasileira.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Leia o artigo completo