Após 12 anos de produção no Brasil na fábrica de Piracicaba (SP), o Hyundai HB20 finalmente passará a ser vendido na Argentina. A ausência do modelo no país vizinho sempre foi bastante sentida (principalmente por conta da forte sinergia existente entre os dois mercados) e será finalmente suprida com o início da comercialização a partir de 2025. As primeiras unidades já foram embarcadas e serão usadas para treinamento da rede e exibição nas lojas.
“Conseguimos com a fábrica adiantar algumas unidades do HB20 como um adiantamento para ações de marketing e para que as concessionárias já possam começar a mostrar algumas unidades em seus salões durante as próximas semanas. Então dentro de alguns dias teremos mais detalhes sobre o modelo sobre a configuração e equipamentos para o nosso mercado", explicou Ernesto Cavicchioli , CEO da Hyundai Motor da Argentina.
Assim como já acontece no Brasil, o HB20 enfrentará na Argentina rivais como Peugeot 208, Toyota Yaris e Volkswagen Polo. A diferença é que por lá o 208 é líder da categoria e, dependendo do mês, consegue ocupar também o primeiro lugar nas vendas de carros de passeio no geral. A variante sedã, HB20S, também será oferecida e brigará com o líder local Fiat Cronos, além de Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
Foto de: Motor1.com
Hyundai HB20 - Embarque para Argentina
Sobre as razões para nunca ter lançado o HB20 na Argentina até hoje, a Hyundai cita a capacidade de produção limitada da fábrica no Brasil (o que inviabilizaria o abastecimento do mercado com volumes satisfatórios), dificuldades de acesso ao dólar e restrições às importações que existiam no passado por parte do governo argentino. Curiosamente, o Creta produzido em Piracicaba é vendido aos argentinos há anos. Por lá, inclusive, o SUV adota motor 1.5 aspirado de 115 cv.